NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

121231 - 88ª Corrida Internacional de São Silvestre



Em uma roda qualquer de conversa o assunto cai no mundo dos esportes e logo alguém aponta pra você e diz, ele corre... E alguém já rebate.
- Ah... Ele corre!
Uma terceira pessoa imediatamente questiona.
- Que legal que você corre!
- Mas você já correu a São Silvestre?
Pois é... No mundo dos NÃO corredores, a única corrida que existe e a São Silvestre, é sempre a primeira que vem a cabeça de alguém que não corre quando o assunto é corrida de rua.
E posso garantir...
Se você nunca correu a São Silvestre, para os olhos do mundo você não corre seja você um corredor de provas de 10K, Maratonista ou até mesmo ultra-maratonista.
Talvez esse fato ocorra, pois a Corrida Internacional de São Silvestre é a mais famosa e a mais “tradicional “corrida de rua no Brasil, porém a única tradição que esta prova ainda tem desde que foi realizada a sua primeira edição é o fato de ocorrer no dia 31 de dezembro, pois nesses 88 anos de história, já tivemos varias alterações de percursos, horários, largadas em um local e chegada em outro, entrega de medalhas antes da prova, e esse ano a mudança ficou para a largada às 9Hs, mas nada disso tirou o brilho desta prova que a cada ano tem um numero maior de inscritos e um maior tumulto na hora da largada e durante toda a prova.
Em 2012 participei pela terceira vez desta prova, e como fiz nas edições anteriores deixei meu carro bem longe de toda a agitação da prova e me dirigi ao local do evento de metro, para que pudesse chegar cedo e poder tirar minhas fotos, alongar (mentira eu quase não alongo) e me posicionar bem para a largada.
A Av. paulista parecia um” formigueiro de pessoas”, mas mesmo assim consegui encontrar vários amigos, tirei algumas fotos com personagens fantasiados, e na concentração da largada percebi que havia muito mais corredores do que as duas edições anteriores que participei, mas ali o que vale e a festa, então me posicionei próximo ao MASP e ali fiquei junto com a minha amiga corredora Karen aguardando a prova ter inicio. As 9Hs em ponto foi dada a largada para que os corredores do pelotão geral pudessem iniciar sua corrida, para que possam ter uma idéia da quantidade de pessoas e da festa frente às câmeras da Rede Globo, demoramos aproximadamente 15 minutos para chegar ao pórtico de inicio da corrida.
Após a passagem pelo pórtico, começamos a correr e tentei não me empolgar com a agitação do publico e nem com os corredores que passavam com tudo ao meu lado, pois sabia que não estava muito bem preparado para esta prova devido as minhas férias na semana que antecedeu a prova, a falta de treino nesta ultima semana e lógico aos 4 Kg que engordei, mesmo com todo essa falta de preparo, havia uma esperança de conseguir melhorar meu tempo nesta corrida.
Porem as quebradeiras começaram mais cedo que eu esperava, já no sétimo quilometro, comecei a quebrar, a temperatura da prova subiu muito, ficou muito calor durante a corrida, e com isso a sede me pegou, e cai na velha armadilha de tomar uma garrafa inteira de água e logo em seguida três saquinhos de gatorade.
Hidratou... Mas... Foi só mais um fator para me quebrar... Corpo pesado, calor, falta de treino, e aquele monte de liquido balançando na barriga me deixou bem ruim e reduzi bem o meu ritmo para que eu pudesse terminar, pois esse já era meu objetivo por volta do km 10.
Com tudo isso acontecendo o psicológico também quebra e esse pra mim é o principal fator, e ali por volta do Km 11 a teoria era participar da festa que as pessoas faziam na rua, terminar a corrida independente do tempo, e levar mais uma medalha pra casa mesmo que sofrida, e assim fui levando a prova, bem sossegado, subi toda a Brigadeiro em ritmo de trote sem forçar e sem me preocupar.
Terminei a prova com 1h44m34s ( 2 minutos acima do meu tempo anterior ), e assim a minha meta foi por água abaixo que seria de terminar a prova em ao menos 1h35m.
Não importa.... o importante é que eu cheguei, e já estou iniciando a preparação para o próximo desafio.

“A corrida me ensinou a nunca desistir
Nem ganhar, nem perder, mas sempre evoluir...”



Opinião Geral:

A Prova:
88ª Corrida Internacional de São Silvestre
http://www.saosilvestre.com.br/
Nota 3,5 ( escala de 0 a 5 ) - boa hidratação, água gelada a cada 2,5 Km em média 2 pontos de Gatorade distribuídos a vontade aos corredores, percurso novo não me agradou mas estava muito bem sinalizado, muitos corredores tumultuando principalmente a largada.
Distância: 15 km – Asfalto.
Data/Hora: 31 de Dezembro de 2012 - 09:00 hs  
Local:
Av. Paulista – São Paulo /SP
Temperatura: Calor, 24º em média, ensolarado.
Camiseta: Branca com o logo do evento em destaque, bom tecido.
Medalha: Eu particularmente classifico como uma das mais bonitas que tenho.
Kit da Corrida: Fraquíssimo.

Resultado na Web:
http://www.saosilvestre.com.br/resultados

Meu Desempenho:
Distância: 15 Km
Meu número de Peito: 8594
Tempo Total: 01h44m34( liquido ) 02h01m17s ( bruto )
Pace: 06:58 min/Km – ( 10s acima em média para provas de 15K)
Colocação Geral: 12355 / 20526 – 60%
Colocação Faixa Etária: 2033 / 3283  - 67%
Colocação Sexo: 10871 / 16253 - 62%
Tênis Utilizado: Sprint Tênis - Nylon Vermelho Grafismo Branco (10º corrida realizada – 126,2 Km)
65º Corrida Geral - 3º Nesta Distância - 14º no ano de 2012 – 3º vez nesta corrida  ( pior tempo realizado )– 3º Neste percurso

Be Happy

Um comentário:

tutta disse...

É uma prova fantástica esta São Silvestre não é Giba? Apesar de achar absurdo certas atitudes dos organizadores em algumas edições. Como foi o caso da entrega antecipada de medalhas. A mudança do local de chegada para o Ibirapuera. Enfim... É uma prova que todos conhecem e gosto. Fiz a minha 7ª participação e 2012 e apesar de feito apenas 4 treinos em dezembro eu consegui correr muito bem. Tem relato no meu blog, caso queira ler.

Grande abraço, parabéns pela sua 3ª participação e feliz 2013...


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br