NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mais uma tentativa - 9ª Meia Maratona de São Bernardo do Campo


Iniciei a 3º semana de treinos, de um total de 13, para conseguir realizar a minha primeira Meia Maratona, e a tentativa desta vez é a 9ª Meia Maratona de São Bernardo do Campo que será realizada no dia 31 de julho de 2011, é a quinta vez que tendo fazer uma Meia Maratona, nas outras quatro tentativas, sempre tive algum imprevisto e interrompi meus treinos (duas vezes contusões, uma por serviço e uma por preguiça), mas pretendo ir em frente com esses treinos e nesse ano realizar essa que será primeira de muitas meias maratonas que virão, e assim já vou dar inicio ao processo de treinos para distâncias maiores como objetivos e metas já visando 2012.

Segue uma ótima matéria escrita pelo Professor Marcos Paulo Reis.

Meia-maratona: a distância é uma tendência de crescimento mundial depois do grande boom das maratonas. Algumas estatísticas mostram que em diversos países há um crescimento bastante representativo no número de participantes nos 21 km Agora vamos entender as razões.
1 – Você aprende a correr, começa a participar das provas de 10 km e evolui na velocidade dessa distância, o que é ótimo e natural, e passa a se perguntar: que caminho tomar? Certamente a prova escolhida é a meia-maratona, uma distância extremamente agradável, que não gera estresse em relação a um grande número de horas e volume de treinamento – quando comparada com a maratona.
2 – É importante que o corredor pense nessa evolução natural e gradual em sua vida na corrida e que tenha em seu “currículo” cerca de quatro ou seis provas de 21 km antes de pensar em fazer uma maratona. Com isso, acaba-se treinando cerca de dois a três anos para então chegar aos 42 km Para os 21 km vale o mesmo princípio: antes de ir para a distância é preciso se sentir confortável nos 10 km e correr há pelo menos um ano, para então aumentar os treinos de rodagem.
3 – Quando se fala em uma divisão semanal de treinos, pode-se entender micro ciclos de sete dias com treinos distribuídos da seguinte forma: um de qualidade (velocidade), um regenerativo e o famoso longo. E é aí que vem a melhor parte dessa história: podem-se escalonar três semanas correndo 14 km, 16 km e 18 KM sendo este o último mesociclo antes dos 21 KM.
4 – O bacana de correr uma meia-maratona é que você não precisa treinar mais de 18 KM para conseguir finalizar bem os 21 KM. A distância de 18 KM já está bastante próxima da sonhada “meia-maratona”. Então, muitos que hoje fazem um “longuinho” de 12 km ou 14 km podem pensar em aumentar a rodagem para treinar e focar nos 21 Km. A conclusão é que é possível se organizar para fazer uma meia-maratona sem ter de abrir mão da vida pessoal e profissional. Não é necessário mudar muito a rotina de sua vida porque o tempo de treino é menor e a recuperação também é mais rápida.
5 – Certamente fazer aqueles longos enormes, de 25 km a 30 km, que são extremamente necessários para a maratona, geram uma sobrecarga psicológica nos corredores. Mas é com esses treinos que é possível testar situações e acostumar o organismo ao impacto e esforço das corridas de longa duração. O mesmo vale para os 21 KM. Após a supercompensação , ou seja, a absorção dos ganhos obtidos no treino, aparecem animação e motivação para as próximas corridas.
6 – Outra vantagem da meia-maratona é que quem opta por viajar para correr consegue curtir muito mais a viagem em relação a quem escolhe os 42 km para atrelar ao turismo. Afinal, em uma maratona, tudo influi e é preciso medir quanto andar, o que comer… Já na meia-maratona são necessários cuidados, porém mais leves, e vale frisar que a recuperação segue o mesmo princípio. Se você corre há certo tempo e ainda não experimentou os 21 km, treine para eles.
Você certamente irá gostar!

Marcos Paulo Reis, CREF 015923-G/SP, é Professor de Educação Física, está há mais de 10 anos em São Paulo como um dos maiores treinadores de corrida, triathlon e pedestrianismo, transmitindo sempre aos seus atletas o seu estilo de trabalho voltado para a qualidade de vida.

Um comentário:

Decio Oliveira disse...

Legal a matéria, já corri meia-maratonas e gosto muito dessa distância. Ainda não corri em São Bernardo, já me falaram que essa meia é muito boa e que tem um percurso legal. Mas fica tranquilo é so você treinar legal, que você vai completar essa meia fácil, fácil...um grande abraço e bons treinos...