NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

terça-feira, 13 de abril de 2010

Caminhada e corrida ajudam a deixar o cigarro

Caminhar e correr auxiliam na tentativa de parar de fumar, pois durante o exercício é liberado um hormônio chamado endorfina que causa bem-estar nas pessoas, fazendo com que a dependência da nicotina diminua.
O tempo de recuperação do fôlego é individual, mas o importante é não deixar de fazer exercícios.

O Cigarro
O cigarro é a causa morte mais passível de prevenção que existe, sendo responsável por mais de uma em cada seis mortes nos Estados Unidos.
- O cigarro contribui para 22% da mortalidade geral, 30% para a de origem cardiovascular, 30% para o câncer e 30% para as doenças respiratórias.
Está associado a doença dos vasos e do coração, bronquite crônica, enfisema, câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral, esôfago, pâncreas e bexiga.
Pare de fumar, venha correr ..... a sensação da corrida é bem melhor do que a do cigarro e ainda faz bem a sua saúde

Segue uma matéria da revista Veja, por Renato Dutra !
Creio que a maioria das pessoas que acessam essa página não seja fumante, mas ainda assim eu gostaria de comentar sobre a nova lei antifumo e suas consequências. Claro que havendo mais restrições ao tabagismo, as pessoas vão fumar menos e muitas tentarão abandonar este hábito nocivo.
Não há dúvida de que parar de fumar diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e uma série de outros males que todos – fumantes ou não fumantes - estão cansados de saber. A meu ver, no entanto, fica mais fácil convencer alguém a livrar-se da dependência química se oferecemos uma alternativa. O mais comum é a pessoa deixar o cigarro de lado e começar a comer alimentos ricos em açúcar simples (doces, chocolate,etc.), que estimulam a produção de substâncias ligadas ao bem-estar, como a serotonina. Infelizmente, o excesso de açúcar engorda e aumenta o risco de desenvolver diabetes, ou seja, não é uma “substituição” saudável.
Sugiro que os fumantes considerem a possibilidade de substituir o cigarro pelo exercício físico. Num primeiro momento parece a troca mais difícil de ser feita, mas eu conheço diversos ex-fumantes que fizeram esta “substituição” com sucesso. O exercício físico libera uma série de substâncias que causam bem-estar e melhoram o humor, os peptídeos opióides endógenos (PEPs). O PEP mais conhecido é a beta-endorfina, liberada em exercícios vigorosos ou prolongados. Com o tempo, será fácil viciar-se nessa sensação prazerosa e saudável.
Em resumo, a lei antifumo pode servir como uma ajuda para o fumante, mas recomendo que o exercício seja utilizado como um importante aliado na luta contra o cigarro. Por que não substituir um vício por outro?

Be Happy

Nenhum comentário: