NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Acupuntura, será que pode ser uma solução ?

Cansei !:)
Essa é a palavra mais correta, cansei. Cansei de lesões, dores, fisioterapias de 10 em 10 sessões, e quando volto a correr uma nova lesão, uma nova dor e uma nova sessão de fisioterapia, e assim por diante. Nos últimos 16 meses, fui obrigado a parar 4 vezes meu treino por motivos de alguma dor, ou inflamação ou seja o que for.
Treino errado, piso incorreto, tipo de pisada, tênis, sei lá, sempre tem algum empecilho no caminho, e assim vou correndo e parando.
Buscando na NET algumas alternativas, encontrei a Acupuntura, e fui fazer varias pesquisas para ver se esta poderia me ajudar em alguma coisa, conversei com pessoas que fazem atividades físicas e acupuntura, e todos me passaram uma posição confortavel sobre o assunto sendo assim, hoje, inicio minha primeira sessão, para ver como essas agulhas irão me ajudar, e estarei postando aqui as experiências que terei e ainda material que julgar interessante sobre o assunto se for o caso de uma boa melhoria.

Segue texto de nosso amigo Zé, o maratonista !
Um estudo do grupo Cochrane, especializado em pesquisa na área da medicina alternativa, comprovou por meio de testes que o tratamento com a acupuntura reduz em até 30% as dores musculares ocasionadas por lesões, tanto as causadas por rotina de trabalho quanto as desportivas. O tratamento natural reduz, ainda, a necessidade do uso de medicamentos ou técnicas mais complexas, como a fisioterapia, e possibilita uma recuperação em tempo menor, afirmam os especialistas.
Marcos Marinho Bernardini, terapeuta especializado em medicina oriental e acupuntura, concorda. “A acupuntura trabalha com o equilíbrio energético do organismo, e acredita que todo o funcionamento do nosso corpo acontece em conjunto e, por isso, deve ser tratado em conjunto”, explicou.
Quando você sente dor, portanto, significa que ela está ligada a outros pontos do organismo. E só trabalhando cada parte do corpo é possível estabelecer o equilíbrio necessário para não sentir dores musculares. “A partir do diagnóstico do desequilíbrio, que é a causa da dor, é possível tratá-lo de maneira eficaz”, disse Bernardini.
Como tratar a melhora das dores musculares é perfeitamente possível pelas terapias naturais, esta opção saudável e sem contra-indicações ganhou a preferência de muitos desportistas. É cada vez mais comum a utilização destes métodos por quem corre para evitar dores nos músculos. Outra vantagem da utilização da acupuntura é o trabalho de aumento da performance e agilidade, garantido pelos especialistas.
“Quando as competições aparecem, os riscos de lesões tornam-se maiores. A musculatura do atleta é sacrificada e a acupuntura possibilita que o lesionado recupere-se satisfatoriamente e volte à activa o quanto antes”, afirmou o terapeuta.
Manter os olhos abertos quando receber uma prescrição de medicamentos também é importante. O uso dos fitoterápicos, remédios naturais à base de ervas e folhas, tem contribuído bastante com os tratamentos musculares dos praticantes de actividades físicas. Assim como a acupuntura, essas fórmulas agem de maneira a equilibrar os elementos afectados pela dor e pelo desconforto, com a vantagem de não apresentar efeitos colaterais.

2 comentários:

Cassius Coelho disse...

Amigo estou mais ou menos na situação que relatou em seu post e pensando em começar a acupuntura para tratar umas lesões que me perseguem, bem como de forma preventiva. Gostaria de saber como foi a evolução do tratamento. Houve alguma melhora significativa? Resolveu o seu problema com as lesões?

Jorge Ramiro disse...

Eu também estava de volta sempre dolorido. Sem mais dor podia. Visitei todos os centros médicos em São Paulo e não sorte. Nenhum médico não encontrou nada. Mas a dor nas costas continuou. Um amigo me disse que conhecia um médico chinês. Eu assisti um centro de acupuntura e dor está desaparecendo.