NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

terça-feira, 23 de março de 2010

Dietas vegetarianas e corridas são compatíveis

Por: ANDREIA TORRES

Muitos consideram que esportistas não devem seguir dietas vegetarianas, por elas não conseguirem suprir todas as necessidades alimentares de pessoas com uma vida física estressante, especialmente proteínas.Mas na realidade não há nada contra (e muito a favor), desde que se tomem alguns cuidados
É consenso que pessoas fisicamente ativas e atletas requerem carboidratos na dieta para manterem suas reservas de glicogênio nos músculos, o combustível predominante para a maioria dos esportes. Mesmo indivíduos sedentários requerem mais carboidratos ao dia (de 55 a 60% do total ingerido) em relação a proteínas (de 10 a 20%) e gorduras. Tal adequação ou balanceamento pode ser atendido por diversos tipos de dietas, inclusive aquelas vegetarianas.
Aliás, as dietas vegetarianas, são riquíssimas em carboidratos, principalmente os complexos, que além de contribuírem para o desempenho físico, ainda são fontes de nutrientes importantes como os minerais e as fibras. Porém, o fato de serem ricas em carboidratos não significa que sejam deficientes em outros nutrientes como lipídios ou proteínas.
Não existe nenhum nutriente presente na carne que não seja encontrado em outro alimento comum na dieta dos vegetarianos. As proteínas estão em diversos alimentos, como nas leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, soja), vegetais e laticínios. Já as gorduras aparecem nos óleos (soja, canola, milho, oliva), nas oleaginosas (nozes e castanhas), e em frutas como o abacate e o açaí. O ferro também é encontrado nas leguminosas, vegetais e até em algumas frutas.
Assim, atletas famosos como Éder Jofre (pugilista), Dave Scott (6 vezes vencedor do Ironman), Lucy Stephens (triatleta) e Martina Navratilova (tênis) obtiveram sucesso em suas categorias, mesmo seguindo dietas vegetarianas.
Hoje, é fácil encontrar, na literatura científica mundial, estudos avaliando a influência das dietas vegetarianas sobre o desempenho de esportes. A maioria absoluta dos experimentos não encontrou diferenças na função pulmonar, na resposta cardiorespiratória ou na força muscular entre vegetarianos e não-vegetarianos. Assim, a dieta vegetariana pode ser compatível com o desempenho atlético vencedor em modalidades esportivas de resistência, como a corrida, desde que variada e balanceada.

Suplementação com B12 e creatina

Mas alguns cuidados são necessários ao seguir qualquer dieta durante os treinos ou competições. E isso não poderia ser diferente com a dieta vegetariana. Independentemente do plano alimentar adotado, as necessidades nutricionais precisam ser alcançadas. Dietas vegetarianas são capazes de fornecer adequadamente energia, carboidratos, proteínas, lipídios, minerais e vitaminas. A exceção é a vitamina B12, nos veganos, ou seja, naqueles indivíduos que não ingerem nenhum tipo de alimento de origem animal (carnes, peixes, aves, ovos, leites e derivados). Assim, a maioria das autoridades recomenda a suplementação de vitamina B12, nestes indivíduos.
Outro composto cuja suplementação pode ser necessária é a creatina, um polipeptídio sintetizado nos rins, pâncreas e fígado, e também obtido através de alimentos de origem animal, coadjuvante do metabolismo energético. Especula-se que indivíduos vegetarianos apresentam concentração total de creatina menor que aqueles que seguem uma dieta onívora, podendo, então, se beneficiar da suplementação.
Be Happy

Nenhum comentário: