NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Técnicas para corridas de longa distância

Por: Prof. Dr. Joaquim Grava
A corrida de longa distância exige do atleta diferentes métodos para as diversas superfícies. Isso porque a inclinação do tronco durante a corrida varia no ângulo de 5º a 9º nos corredores de longa distância. Nos corredores de velocidade é de 25º e nos corredores de meio-fundo 15º. Os movimentos corretos na passada são importantes para que não ocorram complicações durante o treinamento, podendo causar lesões.
Para que não ocorram problemas desse tipo, os cuidados começam na base: os pés! Eles são as primeiras estruturas que entram em contato com o solo e acabam absorvendo o impacto das passadas. Por isso, eles podem não suportar o desgaste e sofrer vários tipos de lesões. Com a corrida, há sobrecarga de forças geradas pela ação da gravidade (peso corpóreo sobre o solo) e o contrário a essa força, ou seja, do impacto do solo sobre os pés.
Na corrida de longa distância, as lesões mais freqüentes são as de estresse ou de sobrecarga, tais como fraturas de estresse, tendinites, fascite plantar, síndrome do estresse tibial medial, síndrome do trato ílio-tibial, entre outras.
Uma das principais lesões é a fratura por "stress", que representam 4,7% a 30% das lesões encontradas em corredores, encontradas na maioria na tíbia (49,9%), ossos do tarso (25,3%), metatarsos (8,8%), fêmur (7,2%), fíbula (6,6%), pelve (1,6%), sesamoides (0,9%) e coluna (0,6%). Geralmente surge no início da temporada em que o atleta encontra-se sem preparo físico ou com mudanças de superfícies de treinamento, calçado inadequado para determinado tipo de solo, erros na periodização de treinamento, distúrbios anatômicos, biomecânicos, nutricionais e hormonais. Portanto, um bom calçado para cada tipo de corrida ameniza o problema. Alguns problemas podem ser prevenidos com o uso preventivo de palmilhas, órteses, entre outros, para proporcionar o alívio da dor, sem que você precise parar de correr.
Será um grande prazer destacar aqui nesse espaço, novas técnicas de corrida, como prevenir as lesões e quais os cuidados iniciais no caso em que as lesões eventualmente ocorram.
Não esqueça, o mais importante é saber se movimentar com saúde!

Nenhum comentário: