NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Correndo contra a balança - Para as Mulheres


Há todo o tipo de “furacão metafórico” que passa por nossas vidas e desestimula nossa vontade de crescer e de melhorar… e que deixa a auto-estima “lá no pé”, assim, contra o efeito sanfona de remédios e dietas mirabolantes, corrida é a arma mais eficaz para perder e manter peso; e ainda com saúde e sensação de bem-estar, sem fome nem privações.
As brigas com a balança e com a quantidade de calorias ingeridas por dia agem como uma tortura diária para as mulheres. Menos pela ditadura da magreza ou dos padrões impostos pela mídia, perder peso é necessário por causa da saúde. O excesso de gordura predispõe mais as mulheres a problemas cardiovasculares, como infartos e derrames, e a doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial.
Segundo Mara Sallas, psicóloga e pesquisadora do Núcleo de Psicologia Clínica da PUC-SP, o que a mulher procura ao querer emagrecer é atender a um imaginário que ela mesma cria a respeito da opinião dos homens sobre beleza. “Acima do peso, muitas deixam de se sentir atraentes aos olhos alheios, perdem criatividade, ficam ansiosas e depressivas. Acham-se sozinhas e desinteressantes.”
Para a psicóloga, isso torna-se um círculo vicioso. “Aí, ela se isola e come mais. Se ela já se encontra tão mal, maltratar o corpo com dietas malucas piora ainda mais a saúde mental e emocional. O que a mulher precisa não são dessas dietas, e sim procurar qualidade de vida, para que ela sinta-se bem com ela mesma, ainda que fora dos padrões de estética.”


A mulher sedentária e acima do peso deve começar devagar e aumentar o ritmo do treinamento aos poucos. Antes de tudo, fazer uma consulta médica, um check-up geral. “Os exames irão diagnosticar se essa mulher possui problemas no coração, diabetes –muitas vezes ligada à obesidade– e outros fatores considerados de risco, como o tabagismo e antecedentes de problemas cardiovasculares na família”, explica o fisiologista e cardiologista do esporte Antônio Sérgio Tebexreni, professor da USP.
Dores no início serão normais, explica Tebexreni: “Principalmente nos músculos mais exigidos pela corrida, como nas pernas e costas. É normal que, nos primeiros dias, a pessoa se sinta ‘sem posição’ e não se sinta confortável, mas o costume e os benefícios do exercício facilitarão o processo. O ideal é fazer um alongamento mais rigoroso antes e após a corrida nessas semanas iniciais.”
A nutricionista Heloísa Guarita alerta, no entanto, que a mulher não deve se esquecer de complementar o processo com uma alimentação saudável: “Quando ela começar a correr, não pode cortar tudo e só passar a comer salada. Mas também não pode exagerar só porque começou a correr.”“
Antes do treino ela pode comer uma fruta ou tomar um iogurte. Depois, algo mais forte: uma ou duas porções de carboidratos –pães integrais, cereais e grãos– e uma porção de proteína –derivados de carne, leite e ovos. A porcentagem de ingestão diária de carboidratos deve ser, em média, de 55% a 60%. De proteínas, de 10% a 15%; e, de gordura, entre 20% a 25%.”


2 comentários:

Cearánews! disse...

MEIA MARATONA DAS CATARATAS DO IGUAÇU

Uma das mais exuberantes corridas do planeta! (5 de julho de 2009)

SITE OFICIAL - meiamaratonadascataratas.com.br

Jorge Xavier disse...

Giba, desculpe meu "portunhol". Fiz uma traducao livre do seu articulo para o meu blog. Obrigado por tao boa informacao. Abraco desde Uruguay.