NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Não esqueça do alongamento



Matéria Indicada por:
Wagner Alves Silva - Físioterapeuta
A flexibilidade e o alongamento são os maiores esquecidos nos treinos físicos. Freqüentemente, quando fazemos um forte exercício, parecemos exaustos e desmotivados a fazer qualquer outra coisa Entretanto, quando alongamos, na maioria das vezes o exercício é recebido com grande aceitação. A flexibilidade é um importante componente de qualquer programa de exercícios e de todos os esportes, e aqui falaremos as razões desta afirmação principalmente para o fator corrida.

1- Um músculo alongado suporta melhor o exercício do que o que não foi, além de evitar contusões.
2- Com mais liberdade de movimento, maior a velocidade e força do exercício. Isto conduzirá a um maior conforto ao executar todo o movimento ou ao se exercitar, e trará melhorias no desempenho atlético.
3- O alongamento aumenta a escala do movimento e realçam a recuperação do exercício ajudando a diminuir o desperdício metabólico dos músculos.
Os músculos sem flexibilidade podem causar dor e lesões. Isto é comum principalmente na parte mais baixa da coluna das pessoas que correm, pedalam ou ficam apenas sentados numa mesa o dia inteiro. Estão aqui alguns métodos para você trabalhar sua flexibilidade e algumas informações a respeito de alongamento e flexibilidade:

Um rápido aquecimento
Num rápido aquecimento, você pode perceber se os músculos estão preparados para os exercícios, com meio segundo os alongando. Isso vai ajudá-lo a preparar seu corpo especificamente para o tipo de esporte ou atividade que fará. Esses exercícios elevam a temperatura do corpo e preparam o físico para os movimentos dos exercícios, lubrificando os músculos para uma melhor performance, prevenindo lesões. Um exemplo é colocar o braço através do peito e segurá-lo com o braço oposto por um segundo e repetir o movimento, para aquecer os braços e alongar os ombros. Tente se exercitar com e sem esse aquecimento para perceber a diferença de como você trabalha melhor.

Alongamento parado
Executado melhor após um aquecimento cardiovascular, quando os músculos esquentam e as junções são lubrificadas. Cada músculo é esticado no ponto máximo de tolerância e prendido por ao menos 30 segundos. Este é o ponto onde sua flexibilidade melhora e a recuperação é realçada.

Alongamento com companhia
É sempre bom você pedir para alguém alongá-lo. Além disso, torna o exercício mais divertido.

Para profissionais
Consulte sempre um instrutor pessoal, um massagista, um fisioterapeuta ou um outro profissional de saúde e peça para educá-lo sobre a flexibilidade ou melhor, para trabalhar com você regularmente. A maioria das pessoas não sabe que esses serviços são oferecidos por profissionais e não tiram vantagens dos ótimos resultados.

O Alongamento
Antes de mais nada, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões desnecessárias.
Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando por 30 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento.
Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves
O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar um pouco mais o músculo, evitando sentir dor.
Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente. É a técnica chamada de alonga ? contrai - alonga


Bons Treinos

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a matéria! Nela podemos ver os benefícios do alongamento, por isto sempre (por mais difícil que seja) devemos fazê-lo.
Notei os benefícios diretamente, pois não me alongava antes de nadar e sempre tinha dores, após começar, não senti mais...
Abraços,
Sandro

Unknown disse...

Parabéns pelo post. mas deixe-me dar a minha opinião. no meu caso e como atletas amador. Faço os alongamentos com o aquecimento, 20 ou 15 minutos antes de uma prova. Um corrida lenta, onde faço exercícios dos membros superiores e inferiores. Conheço muitos atletas de elite, e cada um tem um jeito muito próprio de alongamento. o importante é depois de uma prova fazer alongamentos ou fazer uma corrida lenda para o os níveis no organismo voltarem lentamente.

RUDINEI DE MOURA disse...

PARABENS...PELA MATÉRIA...DEUS TE ABENÇOE.