NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Não esqueça do alongamento - POLÊMICA

Salve Leitores e Frequentadores do Blog Correndo pela cidade !
Na terça Feira, 20 de Janeiro, publicamos a matéria " Não esqueça do alongamento ", porém na mesma data recebi o e-mail de um amigo e corredor, Marcio, sobre uma matéria que saiu na edição de dezembro de 2008 da Revista Contra Relógio.

A Matéria em questão tem como titulo:
(EDIÇÃO 183 - DEZEMBRO 2008)
COMPROVADO: ALONGAR ANTES DE CORRER NADA AJUDA E ATÉ PREJUDICA !

POR TOMAZ LOURENÇO

Postura da Revista!

A posição da CR em relação ao tema alongamento é em grande parte resultado da revista ser feita por corredores, que constatam na prática o que há de real e de imaginário nas recomendações repetidas por publicações, treinadores e até "especialistas", além dos próprios corredores.
No caso do tema aqui abordado, não se pode deixar de citar as sessões de alongamento promovidas em várias provas, pouco antes de se dar a largada. É verdade que costumam ser feitas de forma bem superficial, então não chegam a prejudicar muito. E ajudam a passar o tempo, além de garantir fotos com bonito visual...
A mesma postura a CR já teve em relação ao tema hidratação, chamando a atenção para o pouco discernimento da recomendação extremamente difundida, de que "se deve beber um copo de água a cada 20 minutos de exercício", uma coisa sem qualquer cabimento, pela generalização. Em um dia de temperatura fria ou amena, sem sol, e a pessoa correndo sem forçar, naturalmente que ela não terá a mesma necessidade em um dia quente, com sol, e treinando forte. Qualquer pessoa constata, na prática, que consegue correr por 1 hora ou pouco mais (em dia não muito quente, nem debaixo de sol do meio-dia) sem beber água. Quando pára, repõe os líquidos perdidos sem problema.

SAIBA O QUE SE DEVE OU NÃO SE DEVE FAZER

ERRADO: alongar imediatamente antes de correr
CERTO: aquecer, com trotes, ou começar devagar
ERRADO: alongar logo após terminar de correr
CERTO: trotar ou caminhar por alguns minutos e então alongar

Segue matéria na integra !


De sua opnião, comente e ajude-nos a encontrar a melhor opção para nós corredores amadores !

Aguardo seus cometários.

Bons Treinos
Be Happy

4 comentários:

Márcio Santana disse...

Risos. Gostei do título. Comecei a ficar preocupado com alongamento quando consegui a minha primeira e única lesão "séria". Sempre alongava antes e depois de correr e não fazia qualquer aquecimento (errado, mas eu era ignorante e/ou teimoso). No meu - baixo - nível de performance, não notava qualquer diferença no meu desempenho. Até que um dia treinei um pouco mais forte e logo em seguida alonguei, conseguindo um "estiramento da pata-de-ganso"... Óbvio que depois de fisioterapia e quatro meses com dor fiquei ressabiado. Comecei a me informar bastante sobre o tema e hoje simplesmente não alongo mais, nem antes, nem depois. Sinto um pouco de falta da flexibilidade no dia a dia, mas, para a corrida, nem de perto. Para evitar lesões, estou partindo para o treinamento de força buscando um melhor equilíbrio muscular...

Giba ( Junior ) disse...

Salve Marcio !
Obrigado pelo link.....
Eu nunca tentei correr sem antes alongar, pois sempre me ensinaram, que o correto era faze-lo.
Estou procurando na NET para verificar se encontro mais relatos sobre esse tipo de informação, assim podemos enriquecer esse assunto !
Mais uma vez, obrigado pela colaboração no BLOG
{}`s
Giba

Unknown disse...

Olá, Giba.

Eu acho meio perigoso, mesmo em se tratando de alguém com experiência e conhecimento até dizer chega, como o editor da CR, dizer COMPROVADO com essa ênfase toda. Amanhã vem alguém, faz outro estudo e comprova exatamente o contrário. Isso me faz lembrar uma piada velha, aquela da aranha que não escuta sem as patas.

Pra quem não conhece, tá aqui:
http://www.piadas.com.br/node/31

E um "estudo" sobre ela aqui:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080203193120AAi0ndB

De minha parte, com ou sem comprovações, vou continuar me alongando antes e depois das corridas.

Abraços,

Fábio Namiuti
http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

Jorge Cerqueira disse...

É meu amigo Giba este negócio de alongar virou uma polêmica, eu me alongo sempre antes e depois e nunca deu nada de errado, mais regras é regras e exceção é exceção eu me encaixo nas exceções.
Valeu tenha uma boa semana e boas passadas.

JORGE CERQUEIRA