NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

terça-feira, 25 de novembro de 2008

É melhor treinar por tempo ou distância?

Muitos corredores já devem ter se perguntado qual melhor forma para realizar os treinos, por tempo ou distância?
Particularmente utilizo os dois métodos, pois acredito que ambos são importantes para a montagem e planejamento de treinos, pois na maioria dos treinos tanto o tempo como a distância são utilizados, por exemplo, treinos intervalados:
10x400m recuperação de 60 segundos ou treinos de ritmo em que o atleta deve cumprir certa distância em um determinado tempo.
Basta saber como essas variações de treinos serão administradas, lembrando sempre do volume e intensidade.
O treinamento por distância contribui para uma melhor mensuração nas séries de ritmo e tiros, pois são mais exatos e mais confortáveis no deslocamento em velocidade e na volta calma.
O treino por distância também colabora no ganho de confiança do atleta em relação à prova, além de utilizar uma melhor técnica de movimentos do que a dos treinos por tempo.Um estudo feito com atletas que treinam para prova de maratona mostra diferença na hora de correr a prova, os que treinavam mais por distância do que por tempo nas sessões específicas (longos e séries de ritmo) mostravam uma resposta mais regular de tempo por km.Já os que treinavam mais por tempo do que por distância variavam muito o ritmo durante a prova.
Outro fator importante de ser analisado no momento de programar os treinos é saber exatamente o que você tem à sua disposição e seus objetivos reais com a prova, pois assim você poderá dar mais ênfase aos treinos por distância ou por tempo.
Uma boa ferramenta para os treinamentos são as avaliações físicas realizadas em laboratórios específicos, a partir dos dados obtidos, como índices fisiológicos, o atleta tem como saber o que realmente está fazendo e fica a seu critério, fazer treino por tempo ou por distância.

Fonte Ativo.com
Por: Felipe Romano ( preparador físico em São Paulo )

Nenhum comentário: